Como abrir um arquivo CSV no Microsoft Excel (já corrigindo a questão do padrão Unicode UTF-8)?
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
Olá pessoal,
Muitos já devem ter se deparado com o problema de abrir arquivos CSV no Microsoft Excel e verificar que o texto não é apresentado adequadamente, com erros na acentuação de palavras por exemplo. Isso acontece porque o Microsoft Excel não lê automaticamente o arquivo CSV no padrão Unicode UTF-8.
Compartilhamos aqui um passo a passo para ajudá-los a abrir arquivos CSV no Microsoft Excel, configurando o programa para ler o arquivo no padrão Unicode UTF-8:
Importante: este processo deve ser feito toda vez que desejar abrir um arquivo. Os passos abaixo foram realizados no Microsoft Excel 2016, versão em português e utiliza o recurso de Conexão de Dados Externos do programa.
- Salve o arquivo em formato CSV em seu computador e guarde a sua localização (o caminho para chegar até ao arquivo);
- Abra o Microsoft Excel com uma nova planilha ou, se preferir, em uma planilha existente;
- No menu "Dados", clique no botão "Obter dados externos" e selecione a opção "De Texto";
- Será exibida uma janela para selecionar o arquivo em seu computador. Selecione o arquivo e clique no botão "Abrir" ou clique duas vezes no nome do arquivo.
- Uma nova janela com o título "Assistente de Importação de Texto - etapa 1 de 3" será exibida.
- Em "Tipos de dados originais", marque a opção "Delimitado";
- No campo "Iniciar importação na linha:" mantenha o valor "1", para que o arquivo seja lido desde a primeira linha;
- Em "Origem do arquivo", selecione o valor "65001 : Unicode (UTF-8)"
- Marque a opção "Meus dados possuem cabeçalhos."
- Clique no botão "Avançar" para ir para a próxima etapa.
- Uma nova janela com o título "Assistente de Importação de Texto - etapa 2 de 3" será exibida.
- Em "Delimitadores", marque as opções "Tabulação" e "Vírgula"
- Mantenha como "Qualificador de Texto" as aspas duplas (");
- Clique no botão "Concluir" para pular a próxima etapa e seguir para a importação de dados.
- Uma outra janela com o título "Importar dados" será exibida. Em "Onde você deseja colocar os dados?", selecione uma da opções abaixo:
- "Na planilha existente" e escolha a primeira célula a partir de onde os dados serão inseridos e clique no botão "OK". Os dados serão inseridos conforme a sua seleção.
- "Na nova planilha", e clique no botão "OK". Os dados serão inseridos em uma planilha nova (nova aba) dentro do seu arquivo do Excel.
Os dados serão apresentados no Excel sem problemas de acentuação e separados em colunas.
Abraços a todos!
Solved! Go to Solution.
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
Olá rodolfo.asafu!
Obrigado por compartilhar essa função!
Testei em um dos relatórios que extrai e funcionou perfeitamente.
@Alexandre_Sch isso é bem interessante...